Se a primogenitura era de Esaú, por que Deus escolheu Jacó? Pastor responde

  • 24/04/2025
Se a primogenitura era de Esaú, por que Deus escolheu Jacó? Pastor responde
Se a primogenitura era de Esaú, por que Deus escolheu Jacó? Pastor responde (Foto: Reprodução)

“Dentro de cada um de nós há um sacerdote”: Joel Engel Júnior fala sobre primogenitura e legado espiritual

Por que Jacó desejava tanto a primogenitura de Esaú? E por que, tantas vezes, Deus escolheu o segundo filho em vez do primeiro? Em ministração nesta terça-feira (22), Joel Engel Júnior, filho do pastor Joel Engel, respondeu a essas e outras questões ao abordar a primogenitura bíblica.

No início do culto, seu pai, Joel Engel, destacou como muitas das dificuldades emocionais enfrentadas por adultos têm origem em vínculos familiares mal resolvidos. Segundo ele, a ausência de preparação espiritual entre pais e filhos tem gerado lacunas:

“Eu atendo muitos pais. A maior trave na vida das pessoas é algo não resolvido com seus pais. É por isso que a palavra ‘filho’ e a palavra ‘pai’ causam tanto impacto. Muitos precisam de cura nessa área. Muitos pais não preparam seus filhos e não entregam a eles o cajado antes de morrer.”

Em seguida, Joel Engel Júnior iniciou sua mensagem abordando um dos acontecimentos mais marcantes do Antigo Testamento: a troca da primogenitura entre Esaú e Jacó.

“Muitas vezes, lemos a Bíblia e nos surgem algumas dúvidas: por que Jacó queria tanto a primogenitura? Será que ele estava interessado na herança? Jacó não estava interessado nos bens; ele queria servir a Deus como sacerdote e conseguiu.”

Segundo ele, a primogenitura no contexto bíblico tinha uma função que ia além dos direitos materiais:

“Deus sempre quis ser o primeiro em nossas vidas. É por isso que Ele sempre deu destaque ao que vem primeiro. O primeiro filho é chamado de primogênito e isso tem um significado muito forte na Bíblia. Antes de existir a tribo de Levi, era o primogênito que servia como sacerdote do lar. Era ele que fazia os sacrifícios, quando chegasse a idade certa.”

O valor da primogenitura

Joel Júnior destacou que Esaú, ao vender sua primogenitura por um prato de comida, estava abrindo mão de algo muito mais valioso que bens:

“Esaú vendeu sua primogenitura por um prato de comida, ou seja, ele não dava valor nenhum a isso. Esaú não estava entregando ali o direito à sua parte nos bens — ele não daria isso de mãos beijadas — mas sim seu direito ao sacerdócio.”

A Bíblia diz que “Deus amou Jacó e odiou Esaú” (Malaquias 1:2-3; Romanos 9:13), e Joel explicou:

“A tradição judaica conta que Esaú era um homem riquíssimo, mas que era desonesto, violento e mulherengo. Ou seja, ele escolheu rejeitar a Deus. Isso é totalmente contrário do que se espera do primogênito. Porque o primogênito tem a função de aproximar sua família e seu povo de Deus.”

A partir disso, ele destacou que a primogenitura pode ser “ativada” por meio da postura espiritual — e não necessariamente está ligada à ordem de nascimento.

“É por isso que vemos muitos que não são os primeiros tornando-se primogênitos, a começar por Jacó. Dentro de cada um de nós há um primogênito, dentro de cada um de nós há um sacerdote e temos uma missão a concluir. Mas para isso, precisamos ativar a função de sacerdócio em nós.”

Esse padrão se repete em várias histórias bíblicas. Joel Júnior citou o caso de Isaque e Ismael:

“Isaque não era o primeiro filho, e sim Ismael. Mas quem ativou a primogenitura foi Isaque.”

E também os filhos de Jacó:

“Até mesmo entre os filhos de Jacó foi assim: Rúben não cumpriu com seus requisitos e Deus repartiu sua primogenitura entre os irmãos. De Judá vieram os reis de Israel — deveria ter vindo de Rúben. De Levi vieram os sacerdotes — deveria ter vindo de Rúben. De José veio a porção dobrada — ele recebeu duas tribos, Manassés e Efraim.”

O legado do sacerdócio 

Joel também explicou que, após o pecado do bezerro de ouro, Deus tomou uma decisão que redefiniu a função sacerdotal:

“Passado esse momento do pecado do bezerro de ouro e da reparação, Deus disse: no lugar de todo primogênito de Israel, colocarei a tribo de Levi. E a partir disso, todos os primogênitos de Israel ofereciam a Deus um resgate. Em outras palavras, Deus disse: a partir de agora, Levi ficará no lugar dos primogênitos.”

Ao final, Joel destacou a diferença entre herança e legado:

“Deus disse aos levitas: ‘Vocês não terão herança’. Por que? Pois eles teriam um legado. Levi não precisou trabalhar por uma herança material. Eles não podiam possuir terras, mas ainda assim nada faltou — 10% de toda a provisão das tribos eram voltadas a eles. Eles só precisavam focar em seu legado. Em buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, e todas as demais coisas seriam acrescentadas.”

Mais do que uma posição de nascimento, o papel do primogênito, segundo Joel, é um chamado: “Um chamado ao sacerdócio e à construção de um legado que é eterno.”

Assista a pregação completa:

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/se-primogenitura-era-de-esau-por-que-deus-escolheu-jaco-pastor-responde.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

Anunciantes