Após tempestade, igreja levanta ofertas em horas e reconstrói casa de membros
- 24/04/2025

Uma família que teve a casa destruída após uma tempestade no sul de Portugal contou com o apoio da igreja que, em menos de um dia, arrecadou toda a quantia necessária para a reforma do local.
Em março deste ano, a tempestade “Martinho” causou estragos em diferentes partes do país. Ventos de mais de 120 km viraram três aviões de pequeno porte no aeródromo de Tires e derrubaram árvores em cima de carros.
A chuva e o vento forte causaram a demolição de várias estruturas em diferentes pontos de Portugal Continental e da Madeira. A Grande Lisboa foi a zona mais afetada, onde se registaram pelo menos seis feridos.
O casal Lucas e Elaine foi um dos afetados pelo desastre ambiental. O pastor Juninho Alves, da Comunidade Cristã Renovada Algarve, onde a família congrega, relatou ao Guiame:
“No dia 18 de março, por volta de 1h da manhã, eles estavam em casa e aí o cômodo da frente que ele tinha construído voou inteiro e destelhou a casa móvel dele, foi um desespero”.
No dia seguinte, o pastor foi até o local e testemunhou: “Quando eu cheguei lá, estava um cenário de destruição e eles estavam em choque. O choro deles era um choro silencioso de dor”.
Nesse momento, Juninho contou que fez um vídeo dos escombros e enviou nos grupos da igreja. Em seguida, ele também publicou no Instagram e teve a ajuda de diversas pessoas que também compartilharam sobre o ocorrido.
“Isso foi 8h da manhã. Às 14h da tarde, eles já tinham 90% das arrecadações conseguidas por membros da igreja e por pessoas que seguem a igreja”, disse o pastor.
E continuou: “Às 15h, eles já tinham o dinheiro total para reconstruir. O que veio depois foi de um irmão que decidiu dar uma cozinha planejada para eles. Meu irmão, que entende de design de interiores, foi lá dar umas ideias e compramos uma porta bonita para a casa”.
‘Foi muito rápido’
Conforme o pastor, a situação do casal foi resolvida no mesmo dia: “Foram coisas simples e foi muito rápido. Em questão de horas, as coisas estavam todas resolvidas”.
“No mesmo dia, o telhado da casa foi todo colocado, nós tivemos mais de 20 homens trabalhando entre homens da igreja e de fora”, acrescentou.
Juninho destacou que um rapaz, que havia aceitado Jesus há pouco tempo e ainda está sendo discipulado, parou a empresa dele e levou todos os funcionários para ajudar no local.
“Ele trouxe carrinho, marceneiro, e para levantar a parte que ficou destruída não levou nem uma semana. Um irmão da igreja que trabalha com obras de casa foi lá e levantou toda a estrutura”, observou ele.
Atualmente, por fora, a casa está toda pronta e por dentro, os cristãos estão ajudando a terminar alguns detalhes: “Nós estamos terminando devagar porque estamos colocando uma cozinha planejada e tem a parte da marcenaria”.
Por fim, Juninho destacou: “Foi muito legal ver os irmãos se movendo, gente que às vezes nem o conhecia, porque ele é muito discreto e simples. É uma família bem simples e ele tem um bom coração, sempre ajuda a igreja”.
“Antes, estava até meio desumano morar na casa, agora está a coisa mais linda. Graças a Deus!”, concluiu o pastor.